quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

GT Espaço Ubuntu do Fórum Social Temático: Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental confiante, mobilizado e articulado para 2014.

Certos do compromisso e do comprometimento das organizações e seguimentos ligados ao movimento social negro para com as questões dos direitos dos povos africanos como uma luta de todos, na transversalidade dos temas urbanos, rurais, nacionais, internacionais como direito à acessibilidade plena, tanto física quanto política e cultural, os membros(as) do GT Espaço Ubuntu, estão trabalhado para garantir a parte estruturante, junto ao Comitê Organizador do Fórum Temático 2014.

Contatos foram feitos e convites já foram enviados, desde o dia 27 de novembro passado, para Órgão Federais, Estaduais e Municipais que tratam da temática do povo negro para se fazerem presente ao Fórum Social Temático de 2014, como para que também este órgão inscrevam oficinas e participem das atividades “autogestionadas” que acontecerão durante o evento.

Os membros das Coordenações de Cultura e de Oficinas têem se empenhado para contatar com grupos culturais locais e nacionais, que possam estar além de realizando atividades autogestionadas, também contribuindo com apresentações culturais para alegrar o ambiente.

Entidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia, Amazonas e Pernambuco já enviaram pedidos de informações e estão se mobilizando para se fazer presente em Porto Alegre no mês de janeiro.

O GT esta dialogando com vários seguimentos nacionais do movimento negro, para que se construa uma Plenária Geral do Movimento Negro Brasileiro, no dia 26 de janeiro e já esta recebendo sugestões de nomes e do tema que deverá ser debatido neste momento de convergência, proposto pelo GT do Espaço Ubuntu as entidades. Por tanto até o presente momento quem já confirmou interesse de contribuir neste debate foram representantes das direções nacionais da UNEGRO – União de Negros Pela Igualde e do MNU – Movimento Negro Unificado e estamos esperando que representantes de outras articulações nacionais enviem suas propostas para podermos ainda no inicio do mês de janeiro de 2014 definirmos a mesa e o tema central do debate.

Queremos que o Fórum Social Temático de 2014, seja o fortalecimento do retorno do Fórum Social Mundial para suas origens em 2015.

Inscreva-se e acompanhe todas as informações pelo Site: www.forumsocialportoalegre.org.br

Todos(as) juntos(as) em Porto Alegre/RS de 21 a 26 de janeiro de 2014.

GT Espaço Ubuntu.